Inventário/Registro de Produtos Químicos

A segurança química é um assunto tratado mundialmente, sendo que em 2006 (Dubai), na Conferência Internacional sobre Gestão de Substâncias Químicas, foi definida uma estratégia para gestão internacional de produto químicos (SAICM – Strategic Approach to International Chemicals Management – Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos).

A segunda Conferência Internacional sobre Gestão de Substâncias Químicas, realizada em maio de 2009, em Genebra, teve lugar a fim de reforçar as sinergias e eficiência de custo e promover a natureza multi-sectorial do SAICM.

Mais recentemente, durante a quinta Conferência Internacional sobre Gestão de Produtos Químicos (ICCM5) organiza pelo PNUMA e sediada pelo governo da Alemanha, foi adotado formalmente um novo quadro global para a gestão integrada de produtos químicos e resíduos para além de 2020, o Quadro Global sobre Produtos Químicos (Global Framework on Chemicals) visando um planeta livre dos danos causados pelos produtos químicos e pelos resíduos.

 A gestão segura de produtos químicos estabelecida pelos países, passa invariavelmente pela implementação do inventário de substâncias químicas, que possui regras próprias definidas por cada país.

Para poder registrar seus produtos, as empresas precisam informar a tonelagem de produtos fabricados e/ou importados ao longo de um período pré-definido, além dos usos previstos, classificação GHS etc.

Em 2024, os dois primeiros países da América Latina a finalizar a primeira etapa de registro são Chile e Colômbia.

Se você exporta ou fabrica produtos nesses países será necessário registrar esses produtos. Entre em contato conosco que podemos ajudá-lo

 

Translate »