Classificação GHS x Classificação ONU

Quando fazemos a avaliação crítica das FISPQs alguns pontos costumam a chamar a atenção, e com certeza não é por sua coerência.

Constantemente verificamos divergências entre a Classificação GHS e o Código ONU, este último utilizado para o transporte.

De forma geral, apesar do GHS ser mais restritivo que a classificação ONU, por levar em consideração aspectos da saúde humana que não se aplicam a classificação de produtos perigosos para o transporte, existe harmonia entre os dois sistemas, por isso não é possível termos um produto classificado no GHS como “Inflamável” e o mesmo não ser para o transporte.

Outro erro muito comum é relativo aos  produtos classificados como  “Perigosos ao Meio Ambiente” nas categorias mais críticas do GHS,  muitos desses produtos acabam sendo transportados como produtos não perigosos, nestes casos o correto é classifica-lós como Classe 9 (nove) para o transporte, códigos ONUs 3082 ou 3077.

No Purple Book, literatura oficial da ONU sobre o GHS, o Anexo 1 possui diversas tabelas comparativas entre a classificação de transporte e o GHS.

Não perca a oportunidade. Consulte o PDF.